terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chuva causa alagamentos em vários pontos de Santa Bárbara

As fortes chuvas que vêm castigando Santa Bárbara d’Oeste desde o final de semana trouxeram vários transtornos para moradores e motoristas do município. O Ribeirão dos Toledos transbordou em diversos pontos causando alagamentos. A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste registrou 48 milímetros de chuva, das 7h de domingo, dia 02, às 7h de segunda-feira, dia 03. A quantidade de chuvas das últimas 24 horas será divulgada hoje pelo órgão. A Defesa Civil está em estado de alerta.
Na SP-135 (Rodovia Margarida da Graça Martins), em frente à Usina Santa Bárbara, um tanque transbordou. A via foi interditada e a Polícia Rodoviária esteve no local orientando os motoristas a utilizarem como rota alternativa a SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), pois a via ficou interditada. Os moradores do Cruzeiro do Sul e adjacentes tinham essa como única alternativa para retornarem ou saírem de seus lares.
Na SP- 306 (Santa Bárbara/Iracemápolis), em trecho entre a Unimep e a Câmara Municipal, a água invadiu um trecho da estrada.
Um dos bairros castigados pelas enchentes foi o Jardim Conceição, na região ribeirinha. A Rua Nazareno Voltane, paralela ao ribeirão, teve trechos alagados. A água chegou até a ponte para pedestres. Cavaletes foram colocados na via. Diversas casas foram invadidas pela água. Um delas foi da dona de casa, Santa Stoco. Ela reside no local há 12 anos e diz que sempre que chove ocorrem enchentes. “Sempre invade minha casa, hoje baixou o nível um pouco, mas estava cheia de água minha casa” reclama.
Já para Cristian Rafael Figueira, que tem 12 anos, enchente é diversão. “Dá para brincar na água quando o rio sobe, mas depois tem que lavar a casa, por que fica toda cheia de barro” conclui.
Segundo o motorista José Saler muitas vezes nem é preciso muita chuva para os problemas surgirem. “Nem sempre é necessário chuva muito forte para que a água invada a rua. Moro aqui há anos, e vejo sempre a água transbordando” relatou.
Em trecho da Avenida Alfredo Contato, ao lado do Parque dos Ipês, um furgão dos Correios ficou ilhado. O motorista tentou passar pela via quase tomada pelas águas e ficou preso no local. A remoção do veículo contou com a ajuda de um trator do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
Na Rua Hermes da Fonseca, Jardim Itamaraty um princípio de alagamento foi registrado. O mesmo aconteceu em trecho da Rua Argentina na Vila Sartori e Rua da Blenda, no Jardim São Fernando.
Já no período da manhã, os usuários do Terminal Rodoviário de Santa Bárbara também sofreram com as chuvas. A sala VIP da empresa Viação Piracicabana e o guichê ficaram inundados. A área de parada dos ônibus também foi afetada temporariamente.
No bairro Sartori os moradores da Rua Estados Unidos das casas 745, 743, 755 e outras vizinhas foram alagadas. A via recebe água de diversos bairros acima e invade as casas porque a galeria não dá conta de escoar a quantidade imensa de água. No local a água chegou a subir mais de um metro. A moradora de um dos imóveis, Dorotéia Paes de Oliveira, disse que perdeu colchões de solteiro, toalhas de banho e outros bens. Além dela, outros vizinhos também perderam colchões, roupas e outros bens.
Segundo uma moradora, uma casa na rua foi comprada pela prefeitura porque passa galeria embaixo, porém, tem outra na rua na mesma direção da vendida que sofre muito mais com o problema. Os moradores da rua estão cansados de sofrer com as chuvas. Eles relataram que basta chover mais forte para os imóveis serem invadidos pela água.
Novamente a horta do Jardim Icaraí na Rua Itacolami foi alagada pelas chuvas. As verduras foram todas destruídas. Os moradores da região reclamaram que durante o ano inteiro pediram para que fosse feito o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos. Eles relembraram que quando foi feito o desassoreamento na gestão do ex-prefeito José Maria de Araújo Júnior a região ficou em torno de cinco anos sem alagar. “O ano inteiro pedimos para fazer o desassoreamento”, disse uma moradora.
Outra moradora da Rua Itacolami, no Jardim Icaraí, já tinha preparado sacos de areia para tentar minimizar a entrada da água em sua casa. A água do Ribeirão dos Toledos já estava no meio da rua bem próximo de sua garagem.
No Jardim Batagim, na Rua Ipanema, a moradora Margarete Aparecida de Almeida, estava muito preocupada. Isso porque a água já tinha invadido a sua garagem e o medo era que entrasse na casa. Ela contou que o problema ocorre porque o mato de terrenos próximos não deixa a água escoar. O mato invadiu a viela para escoamento da água. A moradora falou que já cansaram de pedir para a Prefeitura fazer a limpeza dos terrenos. Os moradores tentaram com enxada a limpeza, mas não conseguiram por causa da quantidade. No local é necessário o trabalho de um trator.
As estradas rurais também começaram a sentir os estragos das chuvas. No bairro de chácaras Beira Rio várias ruas precisam de manutenção. Os moradores do bairro estão sofrendo com valas que estão abrindo no meio das ruas e buracos. No bairro Beira Rio a lagoa existente no final da rua Cândido Zanata também chegou a transbordar ontem. Conforme informou a assessoria de imprensa da Prefeitura, a recuperação da estrada rural consta no cronograma de melhorias elaborado pela Prefeitura, que vai incluir ainda Jardim Santa Alice, Jardim Laudissi, Recanto das Andorinhas, Chácaras Cruzeiro do Sul e Olhos d'Água.    fonte : www.diariosbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário